Três lados da Mesma Moeda
Encontramos aqui três fases da vida: a infância de Luciana entre crises de asma e as discussões dos pais em processo de separação. Carlão e seu amigo Ingo, descendente de alemães, adolescentes vivendo entre buscas, paixões e pesadas responsabilidades e o velho Tio Werner que está esclerosado e necessita cuidados. Esta narrativa apresenta um narrador onisciente que vai dando andamento aos acontecimentos através dos momentos vivenciados por Carlão, o carioca que veio dar uma força para o amigo que se mudou para São Paulo, o Alemão que está na dúvida se deve ou não internar o tio em um asilo de velhos. Com a desculpa de ter vindo fazer um curso rápido de informática, Carlão fica na casa da prima casada. Ela está passando uma crise forte no casamento e sua filha pequena Luciana, está sozinha e passa contar com a sensível companhia do primo nesses momentos difíceis de dúvida: irão seus pais se separar e o que será dela se isso acontecer? E esse primo mais velho lhe proporciona momentos de descontração e afeto que ela tanto necessita. Carlão ajuda a todos e consegue finalmente declarar sua paixão pela irmã do Alemão, a Beth, prometendo voltar logo a São Paulo. Esse texto sensível conta como pano de fundo com a paisagem paulistana dos bairros dos Jardins e Pinheiros, retratados em ilustrações que visualizam o clima da cidade urbana que se integra a esses momentos vividos intensamente pelas personagens.
Excelente opção de leitura para adolescentes.
R$ 23,90 na livraria cultura !
:*
Uma trama simples e envolvente, que conta a história de Rynn, uma menina inglesa de 13 anos que mora sozinha em seu novo país, Estados Unidos. Estranho uma menina de 13 anos morar sozinha, não? É para proteger esse segredo e garantir sua independência, que Rynn precisa despistar a inquilina enxerida da casa, livrar-se do filho pervertido desta e do bom policial Miglioriti, que é tio de Mário, um mágico que se torna amigo de Rynn.
Há a versão cinematográfica do livro de 1976, com Jodie Foster e Martin Sheen.
Transcrevo um (dos) diálogos interessantes do livro:
"Ela deu um suspiro profundo, como se quisesse dizer que ele não estava tentando compreender.
- O jogo é fingir, é fazer os movimentos da vida, mas não é para viver.- A escola é a vida.
- Não. - Rynn balançou a cabeça com tanta força que foi preciso afastar dos olhos os longos cabelos. - A escola é ter pessoas lhe dizendo o que é viver, sem deixar que você descubra por si mesmo.
- Mas é preciso ir à escola.
- Para quê?
- Para aprender alguma coisa.
- Tais como...?
- Ler e escrever, e...
- E eu não sei ler, eu não sei escrever?
- Muito bem, porque seu pai lhe ensinou. E o que diz de quem não tem um pai como o seu?
- Alguma vez me referi a outra pessoa, além de mim mesma? Se você gosta da escola, tanto melhor para você.
- Exceto que eu não acredito que você esteja dizendo o que pensa.
- Por que teria eu de querer que todos fossem iguais a mim, quando eu não quero ser como todo mundo?"
Sinopse
Uma gaivota de nome Fernão, decide que voar não deve ser apenas uma forma para a ave se movimentar. A história desenrola-se sobre o fascínio de Fernão pelas acrobacias que pode modificar , e em como isso transtorna o grupo de gaivotas do seu clã. É uma história sobre liberdade, aprendizagem e amor.
A primeira parte do livro mostra o jovem Fernão Capelo Gaivota frustrado com o materialismo e o significado da conformidade e da limitação da vida de gaivota. Ele é tomado pela paixão pelos vôos de todos os tipos, e sua alma decola como os seus experimentos e emocionantes triunfos de ousadia e feitos aéreos. Eventualmente, a sua falta de conformismo à limitada vida de gaivota leva-o a entrar em conflito com o seu bando, e os virar contra ele. Ele torna-se um maldito. Não por isso, Fernão continua seus esforços para atingir objetivos e vôos mais altos, muitas vezes bem sucedidos, mas eventualmente sem conseguir tanto quanto desejaria. Ele é, em seguida, encontrado por duas radiantes gaivotas que explicam-lhe que ele já aprendeu muito, e que agora elas estão lá para ensinar-lhe mais. Ele então passa a segui-las.
Parte II
Na segunda parte, Fernão transcende a uma outra sociedade onde todas as gaivotas desfrutam da paixão pelo vôo. Ele só é capaz de praticar essa habilidade após duras horas de muito treino de vôo. Nesta outra sociedade, o respeito real surge em contradição com a força coercitiva que estava mantendo o antigo bando junto. O processo de aprendizagem, que liga os professores altamente experientes aos aluno dedicados, é aumentado a quase um nível sagrado, sugerindo que esta pode ser a verdadeira relação entre homem e Deus. O autor considera que certamente humano e Deus, independentemente de todas as enormes diferenças, estão compartilhando algo de grande importância que podem vincular-los juntos: "Você tem de compreender que uma gaivota é uma ilimitada idéia de liberdade, uma imagem da Grande Gaivota ". Ela sabe que você tem que ser fiel a si mesmo.
Parte III
A introdução à terceira parte do livro é composta pelas últimas palavras da professora de Fernão: "continuar trabalhando para amar". Nesta parte Fernão entende que o espírito não pode ser verdadeiramente livre, sem a capacidade de perdoar e, o caminho do progresso passa pela capacidade de tornasse um professor - e não somente pelo do trabalho árduo como um aluno. Fernão volta para o antigo bando para compartilhar suas idéias e as suas descobertas recentes e grande experiência, pronto para a difícil luta contra as atuais normas da referida sociedade. A capacidade de perdoar parece ser uma obrigatoriedade para a condição de passagem.
"Vocês querem voar tão grande a ponto de perdoar o bando, e aprender, e voltar a eles um dia e trabalhar para ajudá-los a se conhecer?" Fernão pergunta ao seu primeiro estudante antes de iniciar as conversações. A idéia de que os mais fortes podem atingir mais por deixar para trás os mais fracos amigos parece totalmente rejeitada.
Daí, o amor e o perdão merecem respeito e parecem ser igualmente importantes para libertar-se da pressão de obedecer às regras apenas porque são comumente aceitas.
Oi pessoal!! tudo bem???
queria dizer que nao estou postando muito, mas bem que eu gostaria!!
agora a escola.. volta às aulas, né... provas mensais....
Mas jájá vou voltar com super livros fascinantes!!
é so esperar!!
beijos!!
Giovanna...
As rosas Inglesas
As rosas inglesas, a autora fala do preconceito de três amigas - Nicole, Amy, Charlotte e Grace- em relação a Binah, uma garota especial, mas solitária. O grupo de amigas intitulado "As rosas inglesas" sentem inveja da menina, por ser bonita, ótima aluna, boa nos esportes e gentil com as pessoas. Até que, em um sonho, uma fada madrinha revela a triste realidade da garota desprezada pelas colegas de classe,não tendo mãe e tendo de trabalhar logo chegando da escola... "As rosas inglesas" tem tudo para agradar crianças e adultos, já que é muito colorido e conta com ilustrações de Geffrey Fulrimari, o papa das ilustrações que encantam adultos e jovens de todo o mundo.
Quando eu era pequena ganhei esse livro também. Mas até hoje leio!
Acho qe esse livro não tem recomendação de idade, pois sua moral serve para todos os tipos de pessoa!.feito pela Madonna. Sim, Madonna, a cantora!
Bem.. Boa leitura!
MADONNA BRAGA, JOAO XIMENES
ROCCO
À venda na livraria cultura por R$ 43,00 .



